Maurice Prowizur

Maurice Prowizur nasceu em Bruxelas, em 1933, em uma família judaico tradicional e humilde. Caçula de quatro filhos, ele seguiu o percurso da maioria dos judeus da Europa – a segunda guerra mundial, em 1940, obrigou todos eles a se esconder e fugir para escapar das perseguições nazistas.

Muito marcado pela tragédia, com 14 anos, ele deixou a Bélgica e foi para o novo estado hebreu, que tinha acabado de ser criado: Israel. Trabalhou na terra, morando em um kibutz que plantou profundamente as raízes de seu judaísmo. Com 17 anos, ele teve de se alistar no exército de seu novo país, servindo durante 3 anos. Durante essa época ele foi influenciado por um amigo pintor e decidiu se matricular na escola de artes de Marcel Yanko, muito conhecido no mundo artístico. Yanko reparou que tinha em seu ateliê um aluno muito talentoso e cuidou dele pessoalmente. Enquanto Marc Chagal estava em visita a Israel, Maurice lhe foi apresentado. Perante o talento desse jovem, Chagal o aconselhou a aperfeiçoar seu talento em seu país de origem, Bélgica , Maurice tinha de decidir se voltava para o Kibutz ou para Bruxelas para aperfeiçoar o que seus dois mestres tinham revelado.

Decidiu se dedicar às artes e rumou para Bruxelas em 1955.

Acervo

Título: Reencontre
Código: GAMA112
Medidas: 120x110 cm
Técnica: Giclée
Disponibilidade: Disponível
Título: Le Chochet de Yokname
Código: GAMA111
Medidas: 120x110 cm
Técnica: Giclée
Disponibilidade: Disponível
Título: Femme Assise a la Fenétre
Código: GAMA110
Medidas: 120x100 cm
Técnica: Giclée
Disponibilidade: Disponível

Critica

“Com estilo artístico próximo aos de Portinari e Segall, as obras do pintor belga retratam a paisagem urbana, a natureza, a arquitetura e o homem brasileiro com um novo modo de expressão artística reconhecido na arte contemporânea: o Giclée.

Essa técnica é um novo método de impressão digital com técnica sofisticada e de alta resolução.”

Guia da Semana (Excerto)