Carlos Araújo

“Uso meu trabalho para despertar, em cristãos, budistas, ateus e em qualquer outro ser humano a mensagem divina de amar e cuidar do próximo.”

Carlos Araújo

 

Acervo

Título: O Sexto Dia
Código: GACA101
Medidas: 160x110 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Disponibilidade: Disponível
Título: Anjo com Cavalo
Código: GACA100
Medidas: 130x110 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Disponibilidade: Disponível
Título: Benção em Cinza e Marron
Código: GACA
Medidas: 160x220 cm
Técnica: Óleo sobre tala
Disponibilidade: Indisponível
Título: A Decapitação do Profeta João Batista.
Medidas: 200x135 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Disponibilidade: Indisponível
Título: Cavalo
Código: GACA073
Medidas: 130x080 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Disponibilidade: Indisponível
Título: Maternidade em azul
Código: GACA103
Medidas: 110x80 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Disponibilidade: Disponível
Título: Maternidade em Siena
Código: GACA104
Medidas: 73x53 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Disponibilidade: Disponível

Critica

“Eis um mestre que convence. Deu vulto, estatura e feitio a figuras que persistem em sua imaginação” 

Pietro Maria Bardi 

“Anjos, demônios, espectros. pessoas comuns: o universo espectral de Carlos Araújo é povoado de sombras e de aparências anônimas, de silhuetas aprisionadas na fração de uma atitude. Os contornos das formas e dos rostos mal se recortam na fluidez de um espaço sem peso nem profundidade outra que a produzida pelo efeito apoiado do traço ou do toque do pincel. Os tons bistres pálidos ou azulados evocam as aquarelas clássicas do renascimento quanto ao espírito ´romântico-crepuscular´ do autor. (.) Não é sem fundamento que Carlos Araújo reivindica a influência dos ´mestres´ renascentistas, Michelangelo em primeiro lugar, que ele admira tanto por seu gênio visionário quanto por seu poder de trabalho. De fato, esses rostos de mulheres, esses corpos de trabalhadores, essas silhuetas de indígenas, de crianças ou de gente de circo têm, nas posturas e nas proporções, como que uma aparência furtiva, aspectos familiares que lembram os personagens da Capela Sistina. Em suas notas de trabalho, que constituem um comentário analítico de tocante lucidez, Carlos Araújo reencontra com naturalidade os toques leonardianos ou michelangelescos para evocar seus métodos de trabalho, o curso de seu pensamento, os pontos de ancoração de sua visão entre os arrebatamentos do sentimento e as exigências da feitura”.

Pierre Restany

“(.). O Trabalho de Araújo mostra a tensão que existe dentro da humanidade de certa maneira, é a convicção de que a Bíblia manifesta a mensagem de salvação da história humana. Sua crônica, que ocorre através das alegorias e freqüentemente é inspirada por fontes religiosas, se dirige ao Brasil tumultuoso e mutante de hoje, e de todos os tempos. (.) Os homens e mulheres de Araújo são feitos de carne e osso, são impressões do Brasil libertados pelo artista para realizar, de sua própria maneira, uma versão de Gênesis e a previsão de outro Juízo Final. (.). O mundo habitual de Araújo é o mundo das pessoas pequenas, do povo anônimo e sofredor do Brasil. Ele é o testemunho e a memória dos excluídos, dos pescadores, dos tristes, dos amedrontados: o trabalho de Araújo é uma crônica de abandono”.

Jorge Glusberg