Carlos E. Zimmermann

Ao longo de todos os anos, durante os quais meditei sobre as características do meu trabalho, percebi que a pintura realista é primeiro e mais importante um método de interpretação e documentação de nossas percepções — o artista vê o que ele está preparado para ver. Toda arte tem origem na mente humana, nas nossas reações ao mundo mais do que no mundo visível em si. Arte é a união de percepção e pensamento. Percepção é quando os olhos estão vendo o invisível e os ouvidos estão ouvindo o inaudível, penetrando nas sutilezas da vida.

O que me levou a este pequeno vilarejo ao norte da Ilha de Evia, na Grécia, foi a necessidade de explorar a recorrência, durante todos estes anos, de certos temas: as necessidades espirituais das pessoas, o tempo e o espaço necessários para que este processo floresça; o surgimento do artista como indivíduo com todo o seu universo físico e psíquico; a intenção de executar obras que valorizem de novo a imaginação, os sentimentos individuais, o inconsciente e o misterioso.

Carlos Eduardo Zimmermann -Set/2002 (Excerto)

Acervo

Título: Sem título
Código: GAEZ005
Medidas: 067x067 cm
Técnica: Monotipia Digital
Disponibilidade: Disponível
Título: Pacote bege
Código: GAEZ001
Medidas: 027x170 cm
Técnica: Pastel encerado
Disponibilidade: Disponível
Título: Sem título
Código: GAEZ004
Medidas: 067x067 cm
Técnica: Monotipia Digital
Disponibilidade: Disponível

Critica

“Carlos Eduardo Zimmermann (Antonina PR 1952). Pintor, desenhista e gravador. Estudou desenho e pintura no ateliê de Guido Viaro (1897 – 1971), em Curitiba, entre 1967 e 1969. Em 1974, trabalhou sob orientação de Carlos Scliar (1920 – 2001) na cidade de Cabo Frio RJ. Entre 1978 e 1979, fez curso de pós-graduação em desenho e pintura no Royal College of Art, Londres, com bolsa de estudos do governo inglês. Em 1982, é recomendado pela Fulbright Commission para um programa de um ano de especialização em artes, realizado em Nova York, na School of Visual Arts.”

Enciclopédia Itaú Cultural