Alessa Baggio

Alessa Baggio é formada em Artes Plásticas pela UEL – Universidade Estadual de Londrina/Paraná e Pós-Graduação em Discurso Fotográfico em 1998. Foi professora de artes visuais e produção fotográfica em universidades do norte do Paraná nos anos de 1998 à 2001.

De 2001 a 2003 trabalhou em Milão- Itália como designer e fotógrafa em uma das agências mais conceituadas de moda, o Studio Cucco. Fez sua primeira exposição coletiva em Abbiategrasso/Itália em 2002, apresentando seu trabalho de fotografia (auto-retrato com interferência de pintura sobre foto).

Quando retornou ao Brasil, seguiu sua carreira como fotógrafa de moda por 15 anos produzindo campanhas e editoriais. Durante todos esses anos, mesmo trabalhando com fotografia e design, manteve sua produção artística.

Em 2018 decidiu se dedicar exclusivamente a pintura. Com forte influência da fotografia de moda. Toda sua estética, linguagem e estilo são percebidos em suas obras através da gestualidade, do movimento, da expressão, das cores e dos pensativos e misteriosos olhares de seus personagens. Seu método é fluído, com pinceladas soltas e expressivas na técnica de pintura acrílica sobre tela.

 

Acervo

Título: Encontro de olhares
Código: GAAB003
Medidas: 120x120 cm
Técnica: Acrílica sobre tela
Disponibilidade: Disponível
Título: Fotógrafa
Medidas: 100x150 cm
Técnica: Acrílica sobre tela
Disponibilidade: Disponível
Título: Estilo I,II e III
Medidas: 145x35 cm
Técnica: Acrílica sobre tela
Disponibilidade: Disponível
Título: Geometria II
Medidas: 160x100 cm
Técnica: Acrílica sobre tela
Disponibilidade: Disponível

Critica

Pílula visual: A transcendência do olhar.

“O que faz uma obra de arte transcender? Como se estabelece o elo entre quem realiza o trabalho, a obra em si mesma e quem observa? Essas são dúvidas existenciais centrais da história da arte, e as pinturas de Alessa Baggio nos introduzem em múltiplas e felizmente inconclusivas possibilidades de resposta. O lirismo de sua estética se baseia, em grande parte, na poética que estabelece nos olhares. As faces que surgem são questionadoras e a sua construção visual aponta para indagações sobre o que sentem as pessoas representadas e como se comportam. A comunicação com quem vê as suas criações é induzida pela maneira como a pintura lida com a intensa gestualidade e as misteriosas e pensativas expressões de suas personagens.”

Oscar D’Ambrosio