Glenarte
      
     55 11  4192.3812/2824
 
 
Juarês Matter

A PINTURA BARROCA DE JUARÊS MATTER

“Uma vez o artista plástico Juarês Matter escreveu na parede de seu atelier: “a espontaneidade está acima da compreensão”; esta era sua meta como pintor. Procurou sempre realizar quadros audaciosos, dinâmicos e de grandes formatos. Agora, na sua obra atual, apresenta um sistema de manchas aplicadas com espontaneidade e energia que sugerem uma escritura barroca, pois obedecem a um processo indefinido ou, talvez, infinito.
“Nosso mundo é barroco ... pela pulsão telúrica dos fenômenos a que sempre estamos submetidos” escreveu Alejo Carpentier, e as obras de Juarês não pretendem ser somente uma descrição poética da realidade mas, o que ele quer, é recriar artisticamente uma realidade através do gesto de pintor, alimentado pelo seu ser inteiro e pela sua experiência do mundo. Assim, esta “escritura” se dissocia de seu significado para possuir a sua própria beleza. É a expressão do artista representada somente pela matéria pictural.
.....
No entanto sua obra é também trabalho de atleta que, na sua execução através da gestualidade, exige um grande desempenho físico. Os movimentos espontâneos da mão são também os dos braços e de todo o seu corpo, sem truques, sem efeitos e sem pretensão – é o próprio prazer da espontaneidade – o corpo e a alma em busca da aparente desordem total, da pura expressão ou talvez de um diálogo com os seus próprios demônios.
Juarês teve primeiro que se libertar da herança figurativa, se livrar desta carga em direção a liberdade completa do gesto, razão de sua linguagem prolixa, sensual, cheia de transgressões na qual predomina uma estética do excesso que rechaça com vigor o mimético, a idéia de representação, na busca da pura forma através da sobreposição das camadas de tintas que produzem volumes e profundidades e que envolvem o espectador.
.....
Excerto do Texto de Fernando A.F. Bini
Prof. de História da Arte e Crítico de Arte

 
Juarês Matter - GAJM001-080X234-Indisponível
Juarês Matter - GAJM008-060X190-Disp.Artista
Juarês Matter - GAJM006-060X140-D.Art.
Juarês Matter - GAJM003-066X036-D.Art.
Juarês Matter - GAJM004-057X040-D.Art.
Juarês Matter - GAJM005-080X047-Indisponível
Juarês Matter - GAJM002-100X220-Disp.Artista
 

Curriculum

Juarês Matter
Nasceu na cidade de Curitiba/PR. Já na adolescência ingressou no Instituto de Desenho do Paraná, dedicando-se em período integral, de 1984 até 1986, ao estudo do Desenho Publicitário e Artístico, sob orientação do Professor e Mestre Valério Rheinhardt. Ainda nos anos 80, desenvolveu trabalhos em agências de publicidade, atuando como assistente de criação, ilustrador e layoutman, além de realizar trabalhos de cenografia para produtoras de vídeo. Participou de cursos sobre a História da Arte Contemporânea, Pintura a óleo e Teoria da Cor com renomados professores, entre eles, Fernando Bini, Angela Bagenstoss, Luiz Carlos Andrade Lima e Paulo Bastos Dias. No final dos anos 80 inicia trabalhos em Portraits.
1992/96/98/99 – Exposições individuais em Curitiba/PR.
2003 - Medalha de prata - "Salon International du Monde de la Culture et des Arts".
2003 - obra acervo - Prefeitura de Cannes/França; homenagem - Câmara de Vereadores de Curitiba pelo "Louvor do Prêmio recebido em Cannes/2003";
Artista convidado - membro da "Arts-Sciences-Lettres/Société Académique
D'Education Et D'Encouragement" - Paris/França;
Exposição individual - "Toys", Hall da Secretaria de Cultura do Paraná (exposição comemorativa medalha de prata Salão Internacional de Cannes) - Curitiba/PR;
2004 medalha de bronze - Conjunto da Obra na "Arts-Sciences-Lettres/ Société Académique D'Education Et D'Encouragement" - Paris/França;
2004 a 2008 – Diversas exposições individuais e coletivas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro.

 
 
Av. dos Pinheiros, 820 - Loja 11
Aldeia da Serra - Barueri - CEP 06429-345.
55 11 4192.3812/2824